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O que é e como calcular o Mark Up para a formação de preços?

3 de setembro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Markup ou Mark Up é um termo usado em Economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.

É o percentual do Preço de Venda que paga todas as Contas, que só existem quando ocorre a Venda de um Produto ou Serviço.

markup1

São exemplos destas Contas: Impostos, Comissão, Encargos Financeiros sobre desconto de Títulos ou Duplicatas, etc. Inclui-se também nestas Contas o Lucro. Todas esta Contas são representadas, individualmente, em forma de percentuais do Preço de Venda.
A contabilidade define o Markup, de maneira semelhante. Mas para entender corretamente é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas. São três tipos de Markup:

  • Total: Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.

Markup total

  • Produto: Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.

Markup produto

  • Variável: Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variaveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.

Mark Up Variável
Exemplo

Assim, tomamos um exemplo de um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$500,00. Com impostos sobre a Venda representado 18%. (Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%).
A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda. Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.
Como o Produto ou Serviço foi Vendido por R$500,00, então R$222,50 serão destinados para pagamento das contas do Mark Up de Venda (R$90,00 para Impostos sobre a Venda, R$50,00 para Comissão, R$22,50 para Encargos Financeiros e R$60,00 para o Lucro).
markup2Os outros 55,5% que é igual a R$277,50 (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção).
Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor, ou Coeficiênte Divisor.
O Markup Divisor é o percentual que se obtém tomando (1) um inteiro (100%) e deste subtraindo o percentual do Markup de Venda.

Porque Markup Divisor ?
Tomando-se o Custo de Produção e dividindo pelo percentual do Markup Divisor se obtém o Preço de Venda.
No exemplo acima o Custo de Produção é de R$277,50. Se tomarmos este valor e dividí-lo por 0,5550 (55,5%) teremos como resultado R$ 500,00, que é o preço que foi vendido o produto ou serviço.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Markup

Categorias:Citação
  1. Marcos Santiago Alvarenga
    6 de maio de 2011 às 1:09

    Achei muito boa a explicação,Gostaria
    de obiter mais informação sobre o assunto.

  2. MARCELO GERHEIM
    14 de outubro de 2011 às 12:06

    O TEXTO MUITO PROVEITOSO, E CONTEM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PRA MEU OBJETIVO. OBRIGADO PELAS DICAS

    • Henrique Zanon
      12 de novembro de 2011 às 12:53

      Disponha!
      É uma grande satisfação poder colaborar!

  3. Noeli Bonatto
    24 de novembro de 2011 às 0:45

    Muito fácil de assimilar o conteúdo.Valeu!!!

  4. Renato
    11 de março de 2012 às 21:08

    muito didático. Parabéns

  5. Núvia
    19 de março de 2012 às 20:15

    Boa tarde,
    Tenho uma questão a resolver mas ainda não cheguei nessa matéria de mark-up, mas tenho que enviar é o seguinte:
    A empresa Brasil já com tradição no setor que atua, está lançando um novo produto cha,ado Paraná. Porém para o lançamento do produto, será necessário definir qual o preço de venda inicial. Segundo ordens da diretoria esse prço deve ser formado com a base nos 10% sobre o preço de venda por unidade. As insformações são as seguintes:
    matéria prima – 15,00
    Impostos sobre o PV 25% s/pv
    comissões sobre vendas 5% sobre o pv
    Como faço para resolver essa questão?
    Desde já obrgado
    Se possivel enviei os cálculos no meu email

    • Henrique Zanon
      20 de março de 2012 às 11:41

      Cara Nuvia,

      Esse exercício não é claro, mas tomei como base algumas premissas para efetuar o cálculo, de modo que peço que valide as premissas com o seu professor. São elas:

      1) os 10% citados são margem de lucro sobre preço de venda;
      2) MP = 15,00 trata de valor unitário e, portanto, todo o resto do cálculo também;
      3) impostos incidem sobre o custo apenas (que é a MP) e não sobre a venda;
      4) a comissão incide sobre o valor de venda e abate da margem de lucro;

      Este é o resultado:

      R$ 15,00 Custo (MP)
      R$ 18,75 c/ Imposto
      R$ 20,83 c/ Margem de Lucro
      R$ 1,88 Margem de Lucro
      R$ 1,04 Comissões
      R$ 0,83 Ganho Real Unitário

      Portanto, o preço de venda é R$ 20,83.

      Vale frisar que o Mark-Up nada mais é do que uma aplicação dos percentuais em função das referências. No nosso caso a referência é a MP de R$ 15,00.
      Espero que ajude.
      Se tiver dúvida para explicar ao seu professor: focoemnegocios@gmail.com

      Um abraço e sucesso!

  6. Marina
    1 de agosto de 2012 às 11:11

    Texto claro e bem didático parabéns!
    Gostaria ainda de tirar uma dúvida… se uma empresa quer revender um produto de R$ 200,00 e diz ao fornecedor que o seu markup para revenda é 1.8. Qual o valor final que a empresa deverá pagar ao fornecedor ? como seria calculado ?
    Obrigada!

    • Henrique Zanon
      12 de setembro de 2012 às 12:01

      Você está usando o Markup multiplicador, correto?

  7. Johne692
    15 de maio de 2014 às 23:45

    Sweet website, super layout, very clean and utilise genial. aadedkffgafe

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