O que é e como calcular o Mark Up para a formação de preços?
Markup ou Mark Up é um termo usado em Economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda.
É o percentual do Preço de Venda que paga todas as Contas, que só existem quando ocorre a Venda de um Produto ou Serviço.
São exemplos destas Contas: Impostos, Comissão, Encargos Financeiros sobre desconto de Títulos ou Duplicatas, etc. Inclui-se também nestas Contas o Lucro. Todas esta Contas são representadas, individualmente, em forma de percentuais do Preço de Venda.
A contabilidade define o Markup, de maneira semelhante. Mas para entender corretamente é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas. São três tipos de Markup:
- Total: Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.
- Produto: Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.
- Variável: Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variaveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.
Exemplo
Assim, tomamos um exemplo de um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$500,00. Com impostos sobre a Venda representado 18%. (Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%).
A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda. Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.
Como o Produto ou Serviço foi Vendido por R$500,00, então R$222,50 serão destinados para pagamento das contas do Mark Up de Venda (R$90,00 para Impostos sobre a Venda, R$50,00 para Comissão, R$22,50 para Encargos Financeiros e R$60,00 para o Lucro).
Os outros 55,5% que é igual a R$277,50 (serão destinados para o pagamento do Custo de Produção).
Podemos dizer também que os 55,5% representa o Markup Divisor, ou Coeficiênte Divisor.
O Markup Divisor é o percentual que se obtém tomando (1) um inteiro (100%) e deste subtraindo o percentual do Markup de Venda.
Porque Markup Divisor ?
Tomando-se o Custo de Produção e dividindo pelo percentual do Markup Divisor se obtém o Preço de Venda.
No exemplo acima o Custo de Produção é de R$277,50. Se tomarmos este valor e dividí-lo por 0,5550 (55,5%) teremos como resultado R$ 500,00, que é o preço que foi vendido o produto ou serviço.
Achei muito boa a explicação,Gostaria
de obiter mais informação sobre o assunto.
Marcos, obrigado pela sua visita.
Por gentileza entre em contato no e-mail: focoemnegocios@gmail.com
Abs
O TEXTO MUITO PROVEITOSO, E CONTEM INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PRA MEU OBJETIVO. OBRIGADO PELAS DICAS
Disponha!
É uma grande satisfação poder colaborar!
Muito fácil de assimilar o conteúdo.Valeu!!!
muito didático. Parabéns
Boa tarde,
Tenho uma questão a resolver mas ainda não cheguei nessa matéria de mark-up, mas tenho que enviar é o seguinte:
A empresa Brasil já com tradição no setor que atua, está lançando um novo produto cha,ado Paraná. Porém para o lançamento do produto, será necessário definir qual o preço de venda inicial. Segundo ordens da diretoria esse prço deve ser formado com a base nos 10% sobre o preço de venda por unidade. As insformações são as seguintes:
matéria prima – 15,00
Impostos sobre o PV 25% s/pv
comissões sobre vendas 5% sobre o pv
Como faço para resolver essa questão?
Desde já obrgado
Se possivel enviei os cálculos no meu email
Cara Nuvia,
Esse exercício não é claro, mas tomei como base algumas premissas para efetuar o cálculo, de modo que peço que valide as premissas com o seu professor. São elas:
1) os 10% citados são margem de lucro sobre preço de venda;
2) MP = 15,00 trata de valor unitário e, portanto, todo o resto do cálculo também;
3) impostos incidem sobre o custo apenas (que é a MP) e não sobre a venda;
4) a comissão incide sobre o valor de venda e abate da margem de lucro;
Este é o resultado:
R$ 15,00 Custo (MP)
R$ 18,75 c/ Imposto
R$ 20,83 c/ Margem de Lucro
R$ 1,88 Margem de Lucro
R$ 1,04 Comissões
R$ 0,83 Ganho Real Unitário
Portanto, o preço de venda é R$ 20,83.
Vale frisar que o Mark-Up nada mais é do que uma aplicação dos percentuais em função das referências. No nosso caso a referência é a MP de R$ 15,00.
Espero que ajude.
Se tiver dúvida para explicar ao seu professor: focoemnegocios@gmail.com
Um abraço e sucesso!
Texto claro e bem didático parabéns!
Gostaria ainda de tirar uma dúvida… se uma empresa quer revender um produto de R$ 200,00 e diz ao fornecedor que o seu markup para revenda é 1.8. Qual o valor final que a empresa deverá pagar ao fornecedor ? como seria calculado ?
Obrigada!
Você está usando o Markup multiplicador, correto?
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